As inscrições serão efetuadas via Internet no período de 25 de junho a 06 de julho de 2007.
As provas serão realizadas em São Paulo – Capital, com data prevista para 19/08/2007, em um domingo.
Os ocupantes dos cargos de Professor ficarão sujeitos à prestação da Jornada Básica correspondente a 18 (dezoito) horas-aula e 2 (duas) horas-atividade semanais, perfazendo 120 (cento e vinte) horas-aula mensais.
Professor Titular Ensino Fundamental II
História - 64 vagas - R$621,68
BIBLIOGRAFIA GERAL
1. Livros e Artigos
---------------------, A prática educativa- como ensinar Porto Alegre, Armed, 1998.
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo : Cortez, 2003.
BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos, Ed. Mediação,
CANDAU, Vera Maria (Organizadora) – Sociedade, Organização e Culturas, Petrópolis, RJ: Vozes,2002.
CARVALHO, Rosita Edler Carvalho Educação Inclusiva: com os pingos nos "is" Porto Alegre, Mediação, 2004.
CASTORINA, J.A ET ALI – Piaget Vigostsky Novas Contribuições para o Debate, SP , Ed Atica,
Ano.....
COLL, César Aprendizagem escolar e construção de conhecimento, Porto Alegre, Armed, 1994. Fátima Murad , Artmed 2003.
FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, RJ: Paz e Terra, 2000.
FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, Seriação e Avaliação: Confrontos de Lógicas, SP, Moderna, 2003.
GARCIA, O. G. A aula como momento de formação de educandos e educadores. Revista de Educação da AEC, n.º 104, 1997, página 62 a 84.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira & SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves.O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seu contextos. Belo Horizonte; Autêntica, 3ª Ed., 2001
HADJI C , Avaliação Desmistificada, Artmed , 2001
HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre : Artmed, 2004.
HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005 .
LERNER, DELIA – Ler e Escrever na Escola: o real , o possível e o necessário, Porto Alegre, Artmed 2002.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 2. ed. São Paulo : Cortez, 2005. 1ª parte, Cap. 2 e 4ª parte, ap. 1,2, 3, 4.
MACEDO, LINO. Ensaios Pedagógicos: Como Construir uma Escola Para Todos, Porto Alegre,
Artmed, 2005.
MELLO, Guiomar Namo de. Educação Escolar Brasileira – o que trouxemos para o Século XX?
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MOLL, Jaqueline (org.). Educação de Jovens e Adultos, Ed. Mediação.
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MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil: Histórias, realidades, problemas e Caminhos. São Paulo: Global Editora e Ação Educativa, 2004.
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: Artmed, 2000. Cap. 1 a 5.
RIBEIRO, Vera M. Masagão (org.). Educação de Jovens e Adultos – Novos Leitores, Novas Leituras – Campinas, SP:Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB; São Paulo:Ação Educativa, 2001. (Coleção Leituras no Brasil).
SACRISTÁN J.GIMENO, Compreender e Transformar o Ensino, 4ª Ed. Artmed, Porto Alegre, 2000 – cap. 2, 6, 7 e 8.
STAINBACK, Suzan Inclusão: um guia para educadores, Porto Alegre, Artes Médicas, 1999 ap.20 e 21, e 22.
TAILLE, Yves de La. O erro na perspectiva piagetiana, in Aquino, J. G. (org). Erro e fracasso na
escola – alternativas teóricas e práticas. SP, Summus, 1997, página 25 a 44.
TEBEROSKY, Ana et al. Compreensão de leitura: a língua como procedimento, trad
THURLER, Mônica Gather Inovar no interior da escola, Porto Alegre, Artmed, 2001.
TORRES, Rosa Maria. Que (e como) é necessário aprender? SP, Papirus Ed., 1994, Cap. 4 e 6.
VASCONCELLOS, Celso S. Vasconcellos. Planejamento - Avaliação da aprendizagem: Práxis de mudança – Por uma práxis transformadora, São Paulo: Libertad, 2003.Cap.1
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WEISZ, Telma O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo, Ática 2000.
ZABALA, Antoni , Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo – Uma proposta para o currículo escolar, Artmed 2002.
2. Legislação (parte educacional)
- Constituição da República Federativa do Brasil - promulgada em 5 de outubro de 1988. Artigos 5º, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229.
- Lei Orgânica - artigos
- Lei Federal n.º 9394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
- Lei Federal n.º 8.069/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Parecer CNE/CEB n.º 17/2001 e Resolução CNE/CEB nº. 2/01 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial.
- Decreto Municipal 45 415- Política de atendimento às crianças, adolescentes, jovens e adultos
- Decreto Municipal 45 652- da nova redação ao parágrafo artigo 7do decreto 45. 415/04
- Portaria 5718/04 – Regulamenta o Decreto 45. 415/04
- Portaria 5883/04 – altera a Portaria 5718/04
- Lei Federal 10436/2002 – LIBRAS
- Decreto Municipal 41986/2002- LIBRAS
- Lei Municipal 13.304 – LIBRAS
- Indicação 06/05 CME -Inclusão no âmbito escolar
- Parecer CNE/CEB nº. 14/99 e Resolução CNE/CEB nº. 03/99 – Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas.
- Parecer CNE/CP nº. 03/04 e Resolução CNE/CP nº. 01/04 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico – Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Observação: Na legislação indicada, devem ser incorporadas as alterações supervenientes.
3. Publicações Institucionais
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental - Introdução dos Parâmetros Curriculares. Brasília : MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental - Introdução dos Parâmetros
Curriculares Brasília : MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - temas transversais. Brasília : MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros
curriculares nacionais: ensino médio; bases legais. Brasília : MEC/SEMTEC, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): fundamentação teórico-metodológica. Brasília : MEC/INEP, 2005. p. 11-53
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Integração das Tecnologias na Educação. Brasília, MEC/SEED, 2005. cap. 1, 2 e 3.
BRASIL. Saberes e práticas da inclusão. Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. Brasília, MEC/SEESP, 2005.
________ Saberes e práticas da inclusão. Recomendações para a construção de escolas inclusivas. Brasília, MEC/SEESP, 2005.
São Paulo, Secretaria Municipal de Educação – Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever – Tecnologias na Educação, 2007. http://www.portaleducacao.prefeitura.sp.gov.br/
HISTÓRIA
-História do Brasil
FAUSTO, Boris. História do Brasil. SP: EDUSP, 1995.
- História da América (contemporânea)
BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina - América Latina após 1930. SP: EDUSP,
2005 (vol. VI).
- História da África
HERNANDEZ, Leila Leite. A África na Sala de Aula: Visita à História Contemporânea. SP: Selo Negro, 2005.
- História da Europa
ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao feudalismo. SP: Brasiliense, 1998.
- Historiografia brasileira
REIS, José Carlos. As identidades do Brasil de Varnhagen a FHC. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
Hobsbawm , E A era dos extremos: o breve século XX-1914-1991. São Paulo, Cia das Letras, 1991
Ferro, M A A manipulação das história no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: Brasa, 1983
Schmidt Maria Auxiliadora: CAINELLI, Marlene, Ensinar História. São Paulo:ED Scipione,
2004 (Pensamento e Ação no Magistério)
BITTENCOURT, Circe M. F. Propostas curriculares de História: continuidades e transformações.
Elba de Sá (org.) Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas, SP,
Autores Associados – Fundação Carlos Chagas, 2000, página 127 a 162.
BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª séries). Terceiro e quarto ciclos do ensino
fundamental: História. Brasília: MEC/SEF, 1998
SME / DOT. Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e
escritora no ciclo II do ensino fundamental. São Paulo: SME/DOT, 2006.
SME/DOT. Caderno de Orientação Didática - Referencial de expectativas para o
desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental da área
de HIstória. São Paulo: SME/DOT, 2007
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