A escola E. E. Loteamento Gaivotas III está situada na região do Grajaú. É onde estou lecionando e por ser professor contratado, dificilmente estou na mesma escola por dois anos consecutivos. Isto tem reflexos na aprendizagem, principalmente nas escolas distantes onde não existem, ou são poucos, os professores efetivos. Tanto nas matérias básicas como Língua Portuguesa e Matemática, como nas “minhas” matérias: História e Geografia. Semana passada, não sei se de brincadeira ou não, meus alunos do 2º. ano do ensino médio da E. E. Afrânio de Oliveira não tinham a mínima idéia de quem eram Tiradentes, Getúlio Vargas e D. Pedro I (descobriu o Brasil, disse um).
Veja a avaliação abaixo feita pelo Saresp e perceba o seguinte: o média geral vai caindo até abaixo do básico em Língua Portuguesa a cada nível de avaliação e em Matemática a coisa piora.
Podemos ter certeza de uma coisa. Esta estrutura educacional e pedagógica (onde fazem parte: Secretaria da Educação, escola, professores, alunos, comunidade) não funciona, a prova está aí.
Um comentário:
Sou Priscila tenho 17anos estudo na escola estadual"Oswaldo Aranha".
Realmente muitas escolas não tem estrutura e o ensino é pessimo, porem, se tiver algum professor ou programa pra estimular os alunos já ajuda muito.
Há alunos que tem muita facilidade(alto nível de retenção)só precisam de estimulos.Os alunos,principalmente de escolas perifericas, precisam entender que são capazes não importa onde moram!
Temos que tomar iniciativas de melhora!principalmente os professores!A primeira iniciativa seria não passar de ano alunos que não aprenderam só para ganhar um bonus da secretaria da educação!
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