02 setembro, 2008

Fica a dica

A HISTÓRIA NORTE-AMERICANA ATRAVÉS DO CINEMA
20.09 a 02.11.08
aos sábados: das 9h30 às 12h30

PROGRAMA:
1. O cinema mudo e o debate sobre a posse dos meios de produção (filme: Sherlock Jr – Buster Keaton)
2. O New Deal e a política de Roosevelt nos anos 30 (filme: Cidadão Kane – Orson Welles)
3. A caça às bruxas e a contra-cultura dos anos 60 (filme: O bebê de Rosemary – Roman Polanski)
4. A ascensão da Nova Direita e a relação entre política e indústria cultural (filme: Short Cuts – Robert Altman)
5. As novas tecnologias e o desejo da utopia (filme: Matrix)
6. A mentalidade liberal e a retomada dos anos 30 (filme: Dogville – Lars von Trier)


A CRÍTICA BRASILEIRA: OS ESTUDOS DE ANTONIO CANDIDO E ROBERTO SCHWARZ.UMA LEITURA DE CINCO ENSAIOS FUNDAMENTAIS. (CRÍTICA LITERÁRIA: HISTÓRIA E MÉTODOS – MÓDULO I)
20.09 a 18.10.08
aos sábados: das 9h30 às 12h30

1. “Crítica e sociologia” (de Literatura e sociedade), de Antonio Candido. Os campos de trabalho com a literatura. Análise imanente e crítica historicista. Análise formal.
2. “Dialética da malandragem” (de O discurso e a cidade), de Antonio Candido. A redescoberta de Memórias de um sargento de milícias e a “redução estrutural”: o estudo da forma literária como sedimentação de conteúdos histórico-sociais.
3. “Pressupostos, salvo engano, da Dialética da malandragem” (de Que horas são?), de Roberto Schwarz. De novo a dialética em ação: crítica e superação.
4. “Idéias fora do lugar” (em Ao vencedor as batatas), de Roberto Schwarz: elementos historicamente estruturantes da sociedade brasileira e seus pressupostos históricos: o material socialmente formado e seu resultado literário.
5. “Dona Plácida” e “O cunhado Cotrim” (de Um mestre na periferia do capitalismo): a crítica de Roberto Schwarz: Machado de Assis e a figuração do narrador de Memórias póstumas de Brás Cubas, bem como sua compreensão da dinâmica de classes.


PRÁTICA DE ENSINO DE LITERATURA: A PRESENÇA/AUSÊNCIA DO DINHEIRO NA LITERATURA
21.09 a 02.12.08
terça-feira: das 9 às 12h

21/10/08 – Joseph Conrad — Por causa dos dólares.
28/10/08 – Fiodor Dostoeivski — O jogador.
04/11/08 – Bertolt Brecht — A Santa Joana dos matadouros.
11/11/08 – Émile Zola — Germinal .
18/11/08 – Graciliano Ramos — Vidas secas.
25/11/08 – Vinícius de Moraes — O operário em construção. – Bertolt Brecht — Perguntas de um trabalhador que lê. – Chico Buarque — Construção.
02/12/08 – Oduvaldo Vianna Filho — A mais-valia vai acabar, seu Edgar.


PRÁTICA DE ENSINO DE LITERATURA: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E CRÍTICA
20.09 a 17.10.08
sexta-feira: das 14 às 17h15

1ª aula (1ª parte) – Apresentação do curso. A literatura e seu ensino. A crítica e sua função no ensino de literatura. Leitura solicitada: Ángel Rama – alguns fragmentos escolhidos.
1ª aula (2ª parte) – A crítica literária hispano-americana – percurso histórico. Leitura solicitada: Ángel Rama – alguns fragmentos de “Literatura y sociedad”.
2ª aula (1ª parte) – O crítico Ángel Rama e alguns dos conceitos por ele formulados. (América Latina, Comarca, entre outros) Leitura solicitada: alguns fragmentos escolhidos.
2ª aula (2ª parte) – O ser e o estar da poesia gauchesca. Leitura solicitada: Ángel Rama – “O ciclo literário de uma classe social.”
3ª aula (1ª parte) – Os cielitos revolucionários de Bartolomé Hidalgo. Leitura solicitada: Bartolomé Hidalgo
3ª aula (2ª parte) – Luiz Pérez e a sátira gauchesca. Leitura solicitada: Luiz Pérez
4ª aula (1ª parte) – José Hernandez e a consolidação do gênero gauchesco. Leitura solicitada: José Hernandez
4ª aula (2ª parte) – Conclusão


INSCRIÇÕES:
http://www.fflch.usp.br/

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