Conhecimento geral do concurso
Profa. Sueli
Conhecimento geral do concurso
Fiz um pequeno resumo, quem quiser ler.
DELORS - a extensão das tecnologias e das redes informaticas favorecem comunicação com os outros, mas reforça as tendências casa um para se fechar sobre si mesmo e se isolar.
Segundo ele deve-se escolher atividades curriculares que promovam a comunicação e a cooperação entre alunos, professores, pais e comunidade.
Hargreaves - O ensino na sociedade do conhecimento educação na era da insegurança. Ele analisa o significado da expressão sociedade do conhecimento afirmando que uma de suas caracteristicas e a mudança. A partir dessa afirmação do autor, na sociedade atual, deve objetivar o preparo dos individuos para valorizar a criatividade e a solidariedade.
PCNs (1997), a utilização do espaço e do tempo na escola reflete a concepção da organização escolar e interfere, diretamente, na construção da autonomia dos alunos. Sugere também meios para cação de suas atividades tomando consciência de suas atividades tomando consciência de suas possibilidades.
São situações que a escola e professor devem propor.
I - o professor como orientador de atividades, a organização em grupos, disponibilizando os recursos materiais e deixando os alunos responsáveis pelo planejamento e execução das atividades intra e extracurriculares, em um horário adequado ao projeto educativo.
II - a escola deve prover carteiras móveis para facilitar o trabalho em grupo, o diálogo e a cooperação, favorecer o acesso dos alunos a armários e prateleiras de uso frequente, responsabilizar os alunos pela decoração das paredes com trabalhos, exibindo ordem e limpeza na classe.
ZABALA (1998) Considera a aprendizagem como uma construção pessoal, que cda um realiza graça a ajuda que recebe de outras pessoas. O sujeito que aprende participa do processo por meio de seus interesses, disponibilidade e experiê de detectar um conflito inicial entre o que já é conhecido e o que se deve conhecer é essencial. Pode-se concluir que o professor em relação ao processo ensino/aprendizagem exige intervenções pedagógicas planejadas.
HOFFMAN (2001) afirma no texto. As setas do caminho. Esse é um trajeto que dificilmente se percorre sozinho. Mesmo os caminhantes solitarios acabam se reunindo a outros peregrinos, porque a troca de experiências e a companhia são importantes. Em primeiro lugar, porque são várias as dificuldades de expressar sentimentos ao longo dos trajetos, ao final de cada dia. Não é nada fácil a decisão a aventurar-se ao desconhecido. É preciso muito preparo e acreditar que valerá a pena.
O texto de Jussara Hoftmann pode ser descrito como uma expressão poética do compromisso profissional do professor em relação ao planejamento da escola e do ensino.
Piaget (1998) Se o pensamento da criança é quatativamente diferente do nosso, o objetivo principal da educação é compor a razão intelectual e moral, como não se pode montá-la de fora, a questão e encontrar o meio e os metodos convenientes para ajudar a criança e constitui-la, isto é, alcançar o plano intelectual a coerência e a objetividade e no plano moral a reciprocidade.
De acordo com Oliveira (1997), pode-se considerar como pilares básicos do pensamento de Vygotsky:
*as funções psicológicas têm um suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral;
*o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o individuo e o mundo exterior, as quais desenvolveram-se num processo historico;
*a relação homem/mundo e uma relação mediada por sistemas simbólicos.
As afirmações de Piaget e Vygotky oferecem subsidios a escola e ao professor para a organização do ensino e da aprendizagem podendo-se afirmar que no desenvolvimento intelectual, para Piaget e necessário desvendar as estruturas e mecanismos universais do funcionamento psicologicos do homem e Vygotsky toma o ser humano como essencialmente historico e, portanto, sujeito as especifidades de seu contexto cultural.
CESAR COLL () afirma em seus estudos . Aprender é construir... Para concepção construtivista, aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender. Essa elaboração implica aproximar-se de tal objeto ou conteúdoia, a partir do nada, mas a partir das experiências, interesses e conhecimentos prévios.
a luz das considerações de Coll sobre o construtivismo que indica ao professor o ponto de partida para a elaboração de sequencias didáticas e preparar atividades que permitam determinar os conhecimentos que os alunos já possuem sobre o assunto.
TARDIF (2002) Classifica os saberes dos professores como pessoais, os oriundos da formação escolar, da formação profissional para o magistério, dos programas e livros didáticos e também da propria experiencia na profissão na sala de aula e na escola.
GARDNER (2007), a teoria das inteligências multiplas postula um pequeno conjunto de potencias intelectuais humanos, talves e não poucas quanto em número, dos quais todos os indivíduos são capazes em virtude de sua filiação a especie humana.
... alguns individuos desenvolverão algumas inteligências muito mais do que outros, mas todo individuo normal deveria desenvolver cada inteligência, até certa extensão, recebendo nada além de uma modesta oportunidade para fazê-lo. As inteligências interagem e baseiam se uma nas outras, desde o início da vida... e são mobilizadas a serviço de diversos papeis e funções sociais. Interpessoal, intrapessoal e existencial.
VASCONCELLOS (2003) Na tentativa de encontrar melhores meios para realizar a avaliação do ensino e da aprendizagem, serviu de referência para a construção de algo novo, organizado de forma coletiva. Alterar a metodologia de trabalho em sala de aula, eliminar a enfase na avaliação, redimensionar o conteúdo da avaliação alterar a postura diante dos resultados e trabalhar na conscientização da comunidade educativa.
DÉLIA LERNER (2002), Ensinar a ler e escrever é, hoje, a função essencial da escolaridade obrigatória. Afirma a autora que, diferentemente dos saberes tipicamente escolarizáveis, que se caraam por serem explicitos, úblicos e sequenciais as práticas escolares de leitura e escrita são totalidades indissociáveis, sendo difícil determinar com exatidão o que, como e quando os sujeitos as aprendem.
As contribuições de Lerner apoiam a reflexão e orientam as decisões da escola e dos professores em relação a singularidade e a individualidade do processo que cada sujeito desenvolve na aprendizagem da leitura e da escrita.
O SARESP é uma referência curricular clara de tudo o que os alunos têm o direito de aprender.
PERRENOUD, sobre as novas competências para ensinar e puderam concluir que o caso de alunos dificeis, pode ser melhor encaminhado quando se aceita que a reconstrução de um problema deve coutar com a ajuda da imaginação, informação e conhecimento de várias pessoas.
EDGAR MORIN (2006) - O Inesperado surpreende-nos. Não podemos jamais prever como se apresentará mas deve esperar sua chegada, ou seja, esperar o inesperado. Daí decorre a necessidade de destacar em qualquer educação as grandes interrogações sobre nossas possibilidades de conhecer.
Na perspectiva de Morin, a multidimensionalidade do conhecimento dos indíos, por exemplo, se insere num ensino que reconheça:
I - o ser humano como uma unidade complexa d natureza humana;
II-a relevância das relações e das influências entre as partes e o todo;
III- a compreensão como meio e fim da comunicação humana.
FREIRE (2008) - em seus estudos sobre a formação docente, numa perspectiva progressista afirma: Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar para sua própria produção ou a sua construção ensina exigi:
*Consciência do inacabado, reconhecimento de ser condicionado, respeito a autonomia do educando, apreensão da realidade, alegria e esperança, é convicção de que a mudança e posível.
PERRENOUD (2001) - Afirma que entre os professores que lutam contra o fracasso escolar e as desiguam o desejo da democratização do ensino. Contudo, pelos valores que suas práticas difundem como: a autonomia, a flexibilidade, a relação desinteressada como o saber, o prazer, o jogo, e o destaque que dão as aprendizagens fundamentais, podem criar novas distâncias entre a escola e as classes populares.
O sinal de alerta formulado por Perrenoud deve orientar os professores para que suas práticas se fundamentem em valores e competência intelectual.
Mônica Peregriu e Paulo Carrano - desafio e fazer da Escola pública um espaço social e cultural e educativo de co-vivência.
Walmir Thomazi Cardoso - Olhares diferentes sobre o mesmo objetivo caracterizam a pluralidade. Respeitar as diferençãos e compreendê-las em seus contextos.
A ciência não é neutra. História da ciência - compreendão entre sabedoria e conhecimento.
Maria Luiza Guedes - a escola: território sagrado democrático, e agora violento?
Para a autora não há disciplina sem violência, então temos que:
*postura ética
*valorização do outro
*acolhimento
*comprensão do diferente
Viviane Sena - Promover o protagonismo juvenil, dar relevo à capacidade da juventude de:
*criar sensibilidades
*novos valores
*novas atitudes
Segundo Paulo Freire, só aprendemos a participar na medida em que participamos. Promover a participação dos envolvidos é antes um exercicio da democracia que contribui para a construção da cidadania. É a participação ativa das pessoas envolvidas na avaliação que potência a melhoria do ensino.
Conhecimento não é apenas a produção ciêntifica. É responsabilidade da escola avançar do senso comum ao conhecimento que ancora aos paradigmas da ciência, avançar do conhecimento tático ao explicito.
O aluno tem sempre uma bagagem de conhecimento a priori, numa parte de total ignorância. Conhecimento é movimento, é histórico, todo pensamento é movimento. Sem comunicação não há conhecimento. Conhecer é compreender. “Não é possível uma observação sem teoria”.
Margarida Serrão - Os pais dão aos filhos raízes e asas.
*ter raízes é ter história
*ter história é ter passado que sustente projetar futuro
*projetar futuro é VOAR
Maria Clarisse Balleiro - Liberdade não é ideologia é competência
Preparar cada individuo para compreender a sim mesmo e ao outro, através de um melhor conhecimento do mundo. Jacques Delors
James Austin - Ele acha que com alianças a educação crescerá.
Fernando Hernandez - enfase inicial à necessidade de valorização do professor e das condições materiais da escola.
Edgar Morin - Não há conhecimento que não seja ameaçado pelo erro e ilusão.
De modo mais abrangente, o que se espera que o aluno demonstre, ao término da escolaridade básica, competência para transformar informação em conhecimento e saber utilizá-lo em diferentes contextos.
Com a base no principio da centralidade atribuída ao desenvolvimento da competência leitora e escritora na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, espera-se que os professores das diferentes disciplinas compreendam que apenas:
I - os professores de Língua Portuguesa são os responsáveis por favorecer o desenvolvimento desta competência.
II - os professores das disciplinas da área de Ciência Humans contribuem para o desenvolvimento desta competência por meio de interpretação de textos.
III - os professores das disciplinas da área de ciências da natureza estão habilitados a favorecer o desenvolvimento dessa competência por meio de textos cientificos entre outros.
Questões da prova do mérito
Quando Luzia começou a trabalhar na escola estadual em que é professora, tinha muita dificuldade em identificar os papeis e funções dos diferentes profissionais. Hoje, depois de alguns anos na escola e de muitas reuniãos, ela já compreende como se estabelecem as relações entre os diferentes agentes e suas responsabilidades.
Assim, Luzia deve entender que na escola, cabe ao professor a identificação das dificuldades do aluno, a definição dos conteúdos e dos procedimentos de avaliação, sempre em diálogo com o professor coodernador.
Um professor, responsável por uma disciplina numa escola da rede estadual de São Paulo, avisado pela direção sobre uma reunião para decidir sobre a gestão financeira na escola, recusou-se a participar, citando as incumbências docentes previstas na lei 9394.
O professor está correto, porque, segundo a lei parte de suas atribuições.
Sobre o projeto político-pedagógico da escola é correto afirmar que é um documento orientador da escola, onde se registram as metas a atingir, as opções estratégicas a seguir, em função do diagnóstico realizado, dos valores definidos e das concepções teoricas escolhidas.
HTPCs - devem ser discutidos questões que envolvam a um tratamento a pedagogica aos alunos defasados em idade/série, que tragam soluções para estes alunos.
Sobre o projeto político-pedagógico da escola é correto afirmar que é um documento orientadorda escola, onde se registram as metas a atingir, as opções estratégicas a seguir, em função do diagnóstico realizado, dos valores definidos e das concepções teoricos escolhidas.
Um dos papeis do professor na proposta pedagógica da unidade escolar é que ele deve atuar em equipe em favor da construção da proposta valorizando a formação continuada e o estudo das propostas curriculares da SEE/SP.
HOFFMANN - os processos educativos, culminando com s práticas avaliativas, não devem ser moldes onde os alunos têm que se encaixar pelo seu desempenho.
CÉSAR COLL e ELENA MARTIN - O professor deve estimular o conflito cognitivo entre previsão e constatação dos alunos.
SEE/SP - é função da educação estimular a capacidade critica e reflexiva nos alunos para aprender a transformar informação em conhecimento, pois tanto a escola como a familia são mediadoras na formação das crianças e jovens.
Tanto nos PCNs do e ciclo do Ensino Fundamental quanto na proposta curricular do Estado de São Paulo, defende-se que as situações pedagógicas devem envolver os alunos em sua parendizageme em seu trabalho, de modo a favorecer sua formação integra. Para isso, é importante que o professor articule os conteúdos curriculares ao desenvolvimento de competências.
O professor deve adotar uma pedagogia diferenciada criando atividades multiplas menos baseadas na intervenção do professor para possibilitar atendimentos personalizados.
O ENEM tem papel fundamental na implementação da reforma do Ensino Médio, ao apresentar provas nas quais as questões são formuladas a partir de situação problema, interdisciplinaridade e contextualidade.
Das caracteristicas do SARESP, a que representa uma inovação a partir de 2007 é a
utilização de itens pré-testados e elaborados a partir das Matrizes de Referência.
Sobre o IDEB, é correto afirmar que é a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica.
TARDIF - o saber docente é um saber plural, oriundo da formação profissional; de saberes disciplinares; curriculares e experiencias. Os saberes de experiência garantem sucessos no desenvolvimento das atividades pedagogicas.
As obrigações com APM, um professor, responsável por uma disciplina numa escola da rede estadual de São Paulo, avisado pela direção sobre uma reunião para decidir sobre a gestão financeira na escola, recusou-se a participar parte de suas atribuições.
Philippe Perrenoud - Ensinar: Agir na urgência, decidir na incerteza
Em resumo trata-se de referência e fundamentos para uma reflexão sobre as caracteristicas atuais de nossa profissão.
O objetivo da formação é o de preparar os professores para a complexidade, a diversidade as situações que terão de enfrentar. Para realmente qualificar a formação do professor e implementar o pressuposto dar competências na prática educacional, é preciso esclarecer as urgências e as incertezas da ação pedagógica, sua parcela de criatividade, de solução, de improvisão, de desânimo, de negociação, assim como de didática e de conhecimentos racionais. Essa obra oferece reflexão e propostas para que os professores resolvam as situações diversas de seu cotidiano pedagógico.
Afirma que entre os professores que lutam contra o fracasso escolar e as desigualdades, muitos aderiram aos principios das correntes inovadoras da pedagogia ou das novas tecnologias, que enfatizam o desejo da democratização do ensino. Contudo, pelos valores que suas práticas difundem como: a autonomia, a flexibilidade, a relação desinteressada como o saber, o prazer, o jogo, e o destaque que dão as aprendizagens fundamentais, podem criar novas distâncias entre a escola e as classes populares.
O sinal de alerta formulado por Perrenoud deve orientar os professores para que suas práticas se fundamentem em valores e competências intelectual.
Segundo Hadji, a auto avaliação privilegia o autocontrole e a metacognição. O primeiro corresponde a uma avaliação contínua, despertando o olhar crítico sobre o que se faz, durante o processo. A segunda desencadeia um processo mental através do qual o sujeito toma consciência das atividades cognitivas em desenvolvimento. Assim, a metacognição é sinônimo de atividade de autocontrole refletivo das ações e condutas do sujeito que aprende.
Pode ser empregado no desenvolvimento dos professores, pois, implica a um processo de aprendizagem dos professores, que pode ser vista como uma orientação intencional que desencadeia questionamento ou investigação sobre um espaço que o próprio professor considera que necessita ser mudado.
A auto avaliação do docente constitui-se em elemento fundamental para as inovações pedagogicas e realização de mudanças no curriculo.
A avaliação formativa implica um processo não punitivo e excludente, mas orientado por principios éticos que compreende a situação do professor e assiste o seu desenvolvimento.
Concepção progressita de avaliação formativa a intervenção para que seja eficaz deve ser diferenciada.
O professor tem que tomar consciência dos aspectos que necessita mudar e ter subsidios para como mudá-los. É a consciência do próprio processo de aperfeiçoamento que vai possibilitar ao professor o crescimento.
Ao colocar o professor como autor, no exercícios da sua autonomia, evita-se um dos maiores riscos da avaliação formativa que é impor processos, distorcidos
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