A relação entre professores e alunos é das mais célebres do cinema. Basta notar que dois bons filmes atualmente em cartaz, “Entre os Muros da Escola”, de Laurent Cantet, e “Simplesmente Feliz”, de Mike Leigh, dão uma atualizada nesse gênero à parte. O primeiro, uma incômoda visão sobre multiculturalismo e caráter, o segundo, verdadeiro lobo em pele de cordeiro, tem na figura da professorinha irritantemente alegre uma reflexão muitas vezes amarga sobre maneiras de estar e sobreviver no mundo.

A seguir, uma listagem de 11 filmes (todos disponíveis em DVD no Brasil) que abordam, de uma maneira ou de outra, essa complicada relação. Não são os melhores, nem os mais importantes, apenas filmes que de certa maneira deixaram suas marcas. Para você, quais são os principais filmes sobre a escola? (aliás, o título do post está como "Dez filmes", já que eu tinha esquecido de incluir "Sociedade dos Poetas Mortos")

“Zero em Comportamento” (1933)
Direção: Jean Vigo

Produção mais conhecida de Vigo, “Zero em Comportamento” é o modelo para os filmes que abordam crianças se rebelando contra o “sistema”. Vigo mostra alunos que retornam das férias para as aulas e se deparam com adultos que tentam “discipliná-los”. A produção pode ser vista no excelente DVD duplo “Jean Vigo Integral”, lançado pela Versátil no ano passado, com os outros filmes do diretor: “A Propósito de Nice” (1930), “A Natação por Jean Taris” (1931) e “O Atalante” (1934).

“Os Incompreendidos” (1959)
Direção: François Truffaut

Primeiro longa-metragem de Truffaut, “Os Incompreendidos” é também o primeiro filme com o personagem Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud ainda adolescente), que seria retomado em mais quatro produções do diretor. Com muitos elementos autobiográficos de Truffaut, “Os Incompreendidos” faz ainda referências a “Zero em Comportamento” ao contar, quase em chave documental, o dia-a-dia do rebelde e quase marginal Doinel, dos problemas com os pais à sua conturbada relação com os professores e a escola.

“Ao Mestre com Carinho” (1967)
Direção: James Clavell

Clássico dos clássicos no quesito “professor que enfrenta alunos ariscos e acaba ganhando o coração de todos”. Sidney Poitier encontrou o papel de sua vida no engenheiro desempregado Mark Thackeray, que vai lecionar jovens no bairro operário de East End, em Londres.

“If” (1968)
Direção: Lindsay Anderson

Filme que se tornou indissociável das agitações do Maio de 68 francês, “If” ajudou a celebrizar a imagem rígida e sisuda que ainda temos sobre as escolas britânicas. Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1969, “If” é também a produção que levou seu ator principal, Malcolm McDowell, a ser escolhido por Stanley Kubrick como o insano Alex de outro clássico, “Laranja Mecânica” (1971). A impactante sequência final (sonho ou realidade?) é inesquecível. “If” acabou de ser lançado em DVD no Brasil pela Lume.

“Na Idade da Inocência” (1976)
Direção: François Truffaut

Truffaut retoma o tema da infância e da escola, mas agora com um olhar diferente do de “Os Incompreendidos”. Desta vez, os professores não são os inimigos, e a escola não é vista como local de abusos e castigos. “Na Idade da Inocência” faz, ainda, bela reflexão sobre o tornar-se adulto, na memorável fala final do ator Jean-François Stévenin, um dos professores.

“Pink Floyd - The Wall” (1982)
Direção: Alan Parker

Música, imagens e a poesia do Pink Floyd resultaram num dos mais viscerais gritos contra as opressões da escola. Difícil não esquecer, por exemplo, a cena em que os estudantes caem em moedores de carne, além dos versos de “Another Brick in the Wall, Part 2”: “We don’t need no education/We don’t need no thought control/...Teachers, leave them kids alone”

“O Clube dos Cinco” (1985)
Direção: John Hughes

“Clássico” da rebeldia juvenil dos anos 80, só compete com “Curtindo a Vida Adoidado” (leia abaixo). É o filme “cabeça” de John Hughes, o cineasta que melhor soube captar o espírito jovem (mainstream) da década. De personalidades diferentes, cinco estudantes têm que cumprir uma pena por diferentes problemas de conduta: passar um sábado à tarde na escola e escrever uma redação.

“Curtindo a Vida Adoidado” (1986)
Direção: John Hughes

No ano seguinte a “O Clube dos Cinco”, Hughes criou o herói de toda uma geração. Ferris Bueller é o adolescente malandro, boa-praça, querido por todos na escola —menos, é claro, pelo seu arqui-inimigo, o diretor. A escola, aqui, é vista como o contraponto para o “dia de folga” de Ferris, que “resolve curtir a vida enquanto ainda dá tempo”.

“Sociedade dos Poetas Mortos” (1989)
Direção: Peter Weir

No papel do professor de poesia John Keating, Robin Williams mudou a vida não apenas dos rapazes de uma repressora escola, mas de toda uma geração de espectadores. “Sociedade dos Poetas Mortos” popularizou, para o grande público, a expressão latina “carpe diem”, que pode ser traduzido como “aproveite o momento”. Difícil não se emocionar ou não querer buscar algo mais da vida após ver esse filme (principalmente quando é visto por jovens). Robin Williams viraria um ator esquecível pouco depois, mas a cena final é marcante.

“Ser e Ter” (2002)
Direção: Nicholas Philibert

Sucesso do cinema francês, o documentário vai até o interior do país para registrar crianças de quatro a dez anos de uma sala de aula. Não é apenas a relação aluno x professor que está em jogo, mas sim a própria formação da personalidade, do indivíduo.

“Escola de Rock” (2003)
Direção: Richard Linklater

Bobagem das mais divertidas, “Escola do Rock” é mais do que mero veículo para o comediante (muitas vezes irritante) Jack Black. Ainda que não apareça aqui nada muito autoral do irregular Richard Linklater, “Escola do Rock” é anárquico na medida em que inverte os papéis de mestre e alunos. Claro, no final as coisas se constróem para que haja uma “mensagem”, mas o tom é dos mais acertados.