23 julho, 2010

ROTEIRO, NARRATIVA E MARGINALIDADE NO CINEMA NACIONAL


Docentes: Profa. Dra. Ana Maria Dietrich (UFABC)

Prof. Mestrando Cícero Barbosa Jr. (PUC-SP)

Ementa

A narrativa fílmica no cinema novo e marginal brasileiro dentro das prerrogativas da História Cultural. Cinema versus História: a produção e difusão de tais obras audiovisuais brasileiras. Seu uso em sala de aula e como fonte de pesquisas históricas.

Objetivos

Discutir as formas de elaboração do roteiro, o conceito de narrativa e especificamente, de narrativa cinematográfica.

Fomentar um debate sobre questões interdisciplinares do Cinema versus História, exemplificando com projeções de trechos de filmes brasileiros.

Discutir o uso da fonte audiovisual dentro da linha de História Cultural.

Analisar a narrativa fílmica dentro de seu contexto de produção e difusão, enfocando questões sociais, históricas e literárias

Destacar a diversidade e originalidade do diálogo entre o cinema e a história de maneira a propiciar a ampliação da visão de mundo e o conhecimento das duas áreas e seus territórios de fronteira.

Conteúdos

1º. Dia – Análise da narrativa fílmica por Marc Ferro. A narrativa no Cinema Novo e Marginal.Projeção de trechos de filmes.

2º. Dia – A narrativa fílmica e o cinema novo e marginal: reflexões e contexto histórico. Projeção de trechos de filmes e debates.

3º. Dia – A construção do roteiro por Syd Field dentro do repertório de filmes do cinema novo e marginal + censura no cinema

Metodologia de Trabalho

Desde os estudos de Marc Ferro sobre Cinema e História, o cinema ganhou maior legitimidade como fonte histórica de inúmeras pesquisas na linha de história cultural. Dentro dessa perspectiva, esse curso dará ênfase à produção cinematográfica brasileira denominada como Cinema Novo e Cinema Marginal, discutindo conceitos necessários para se obter um diálogo interdisciplinar. Pretendemos utilizar projeções de trechos de filmes para elucidar os conceitos teóricos trabalhados no curso.

local: UNIVERSIDADE CATOLICA DE SALVADOR
DIAS 28, 29, 30
ANPUH - BA

Nenhum comentário: