23 janeiro, 2007

Um Contrabaixista perambulando e falando sozinho

O contrabaixo acústico é um instrumento perturbador. É uma constatação simples, mas exprime as possibilidades do instrumento, que tem vertentes no popular e no erudito muito bem trilhadas. E acho que percorrendo o caminho do erudito (pelo menos pretendo), vou mergulhar em um outro universo que o contrabaixo irá me possibilitar.

Estudar o contrabaixo (ainda que tardiamente), será antes de mais nada, uma busca pela perfeição. Isso pode parecer uma coisa idealizada, mas é algo que parece atormentar os baixistas e todos com quem conversei parecem ter essa mesma idéia fixa. A do som: timbre, textura, volume... devem ser perfeitos!

Alguns falam sozinho. Outros perambulam pelas ruas. Há ainda os que esquecem de comer e de dormir...

Brincadeiras e exageros de lado. Gostaria de agradecer o Gael Lhoumeau da Orquestra da Petrobrás do Rio de Janeiro pelo curso que ele deu em Petrópolis. Realmente aprendi muito.




Gael Lhoumeau

Nascido na França, estudou violoncelo, contrabaixo e harmonia na França e na Bélgica. Obteve em 1996 o Diploma de Mestrado de Contrabaixo, no Conservatório Real de Bruxelas, na classe do professor Etienne Siebens. Foi primeiro contrabaixista da Orquestra de Câmara Prima la Musica e membro do grupo Black Jackets. Atuou também com grupos conceituados como o Spectra Ensemble e o Ictus Ensemble (ambos de música contemporânea). Integrou diversas orquestras, tais como Orchestre Symphonique du Théâtre Royal de la Monnaie, Vlaams Radio Orkest e Orchestre National de Belgique. Radicado no Brasil desde junho de 2000, foi membro da OSB entre os anos de 2000 e 2004. Desde 2000, é contrabaixista da Orquestra Petrobras Sinfônica.

http://www.petrobrasinfonica.com.br/

09 janeiro, 2007

Festival em Petrópolis



Estarei a partir deste fim-de-semana, fazendo um curso em Petrópolis no Rio de Janeiro, uma semana estudando com meu Contrabaixo... que beleza! Quem vai dar as aulas vai ser o Gael Lhoumeau. Com certeza vou evoluir um bocado, vou me preparar para a prova da ULM e ter uma base melhor para iniciar minhas aulas com o Ney na Sala São Paulo.




IV Festival de Verão dos Canarinhos de Petrópolis
De 13 a 21 de janeiro de 2007
Música Erudita

05 janeiro, 2007

ULM Tom Jobim


Fiz minha inscrição pela internet, agora falta pagar os R$35,00.
O que tenho que fazer???
Bem, como não tenho mais 15 anos (pelo contrário tenho o dobro disso), tenho que correr atraz para ver se consigo fazer o nível médio.


Veja só o que a ULM Tom Jobim está pedindo para 2007 para o Contrabaixo Acústico:


Nível Iniciante (idade: mínima 12 anos e máxima 15 anos)
Requisitos:1ª Fase

Teste de Aptidão
O aluno realizará um teste de aptidão musical (1ª Fase) que constará de questões auditivas baseadas no reconhecimento das propriedades físicas do som (altura, duração, intensidade e timbre), memória melódica e memória rítmica.Obs. Trazer uma caneta esferográfica azul ou preta, e comprovante de pagamento.

Aprovados para 2ª Fase
Participar de uma entrevista com a Banca Examinadora com o objetivo de mostrar o interesse pelo instrumento.

Ter o Instrumento

Nível Médio

Requisitos

Escalas e Arpejos maiores e menores - duas oitavas
Estudo 17 de Simandel
Um movimento rápido e um lento de uma peça de livre escolha
Ter o instrumento e arco


Não vai ser fácil. Terei um mês para tentar chegar ao nível que eles esperam. Vai ser muito difícil, mas já tenho um professor engatilhado para iniciar minhas aulas em fevereiro pertinho da ULM. Na Sala São Paulo com o Ney.

04 janeiro, 2007

1a. lição

Cordas soldas.


Oitavas.


Usando o arco.






por Guy Sasso.